Essa Menina

Hoje quero falar com você, menina. Você aí, que sou eu, só que dez anos atrás no calendário. Eu vi o que você ainda não sabe que virá para você, e por isso mesmo vejo tudo que faz o seu hoje com outros olhos. Eu sou você amanhã, menina. O seu amanhã desemboca no meu hoje. Eu sei o que está aí, dentro de você e sei o que ainda vem. Eu entendo suas crenças e seus temores, mas sei quais deles fazem sentido e quais são pura bobagem.
Eu não quero ser dura com você, pois sei o quão sensível você é. Mas preciso dizer umas verdades. A primeira delas é a que, a princípio, vai soar mais difícil. E tem que ser ela, é por aí mesmo que tenho que começar. Ele não é um príncipe encantado. Não, vocês nunca vão ser um casal de verdade. Ele não está interessado. Nada do que ele faz é tentando mostrar algo para você. Não é timidez. É só ele que não quer. Ele não diz não de uma vez porque o seu amor alimenta o ego dele. Você, possivelmente, vai ser para ele só "aquela menina que era louca, apaixonada por mim". Vai doer, mas não para sempre. E a melhor coisa que você fará por si mesma será descumprir a promessa de "amá-lo até o fim". "Para sempre", menina, é tempo demais. E você nem começou a viver ainda.
Tem calma. Vai passar. Parece que não, mas vai. Eu sei que as atitudes dele te confundem, ora te dando esperanças tão lindas, ora te fazendo chorar. Mas, acredite, no ponto em que você está na história, ele ainda tem algumas babaquices inéditas para te fazer. Você vai ficar bem triste. Não engula o choro, não. Chore mesmo. Sei que você fará isso. Depois que o pranto secar, você vai sentir muita, muita raiva. Essa vai ser a sua forma de vestir pelo avesso o amor que sente. Ainda vai ser amor. Ou algo que, com o entendimento limitado que ainda lhe cabe, você acredite piamente que seja amor. E se você acredita, é. Eu daria outros nomes a isso que você tem mais dentro da cabeça que do peito. Calma. Não precisa levantar a voz para mim. Você acredita que o ama, eu sei. Mas depois você vai me entender.
A raiva. Sim. Esse amor feito blusa vestida ao avesso. Não perca tanto tempo com ela. Use-a somente o necessário para se olhar no espelho e aprender a gostar mais da pessoa dentro dessa roupa. Depois, descarte-a. Não se permita demorar demais a perceber que raiva não veste tão bem e que, ainda por cima, sufoca. E ninguém gosta de se sentir sufocar. Siga em frente sem medo e sem apegos. O frio na barriga foi ótimo, os poemas foram de verdade, mas tem hora que chega. O tempo que você gastou com ele já foi grande demais para você cair na bobeira de se distrair das coisas novas que ainda lhe virão, olhando para trás. Os anos vão passar e aquela conversa para colocar os pingos nos is, que você tanto vai desejar, não vai acontecer nunca. Ela não é necessária, porque vocês dois não pertencem de fato um à vida do outro. Ambos estão de passagem. Ele na sua existência e você, de um jeito bem menos relevante, também está de passagem na existência dele. Em alguns anos, ele vai ser só uma história longa e com cenas constrangedoras e desnecessárias, escritas em código nos seus diários velhos. Eu sei que ele parece ser tudo agora, mas quando você conhecer o mundo, ele vai se tornar muito, muito pequeno. Você vai amar de novo. Vai se apaixonar outra vez, de jeitos mais "cabeça", outros nem tanto. Você vai se saber apaixonada por sinais que seu corpo vai emitir, de um jeito que você desconhece agora. Enjoy the trip.
A faculdade não é assustadora. Ela é legal e você deve aproveitá-la bastante porque, pelo menos diante do que vi até agora, ela será nossa melhor fase de vida. Você acha que ama a escola mas, vai por mim, tem coisa muito melhor do lado de fora daquele portão marrom imenso. A escola ainda vai te trazer muito estresse e decepção. Mas não vai ser o maior dos seus problemas. E, você vai ver, logo menos vai cair o véu que está posto nos seus olhos e você vai perceber que a escola não é o seu paraíso. Muitas das amizades juradas eternas vão se diluir. Você e seus amigos vão se perder no tempo. Alguns ainda se resumirão a likes no Facebook e no Instagram (as coisas que vão usurpar o lugar do Orkut e do Fotolog), outros nem isso. Alguns, mesmo que você não veja com a mesma constância, vai estar com eles na mesma sintonia de sempre. O carinho permanecerá enorme. E novas gentes virão. Novos risos e novas descobertas. Sabe aquele grupo de música que sua irmã fala que rola na faculdade onde ela estudou (que é pra onde você vai)? Então, você vai estar dentro. Você vai cantar menos feito Sandy e mais como você. Vai dar muito medo no começo. Medo mesmo, de passar mal antes de subir no palco. Mas o êxtase do depois vai ser compensador. E, em boa parte, ele vai ser responsável por te transformar em mim.
Eu pensei em terminar esta carta te revelando a maior dor da nossa vida, mas não consigo. Ela é nossa. Vai ser sua e é minha, ainda. Talvez será também de quem nós duas ainda haveremos de nos tornar. É possível que, depois de chegada, essa dor de que falo nunca se vá de verdade. Mas nós vamos sobreviver. Somos mais fortes do que pensamos porque viemos de onde viemos. Ama o ser de quem nós viemos. Ama por você e por mim. Ama forte, ama com tudo que pode e mais ainda. Quando você for eu, você vai me entender.
Agora, menina, levanta a cabeça e vem. Vem, que o caminho até mim ainda é longo, e eu mesma tenho minhas estradas a percorrer... Rumo a quem seremos.

♫ Essa Mulher - Elis Regina

Comentários

Postagens mais visitadas