Os rios que levam meu coração

@jogueiareguafora

Quando era criança, já quis trocar a capital pela tranquilidade do interior. Pela graça de brincar na rua e ir no mercado sozinha tranquilamente, mesmo tendo pouca idade. Mas à medida que fui crescendo, vi que não sou nativa de uma capital qualquer. Eu sou do Recife. Quando as responsabilidades e possibilidades da vida adulta chamaram, passou pela minha casa mudar os ares. Meus olhos encheram de lágrimas todas as vezes que cogitei ir embora. Há amor e apego de sobra pela família, pelos amigos... E pela minha cidade. O Recife está em mim mais do que se possa supor.
Claro que temos problemas. O calor que enlouquece, o trânsito que só piora e outros déficits estruturais e administrativos que tantos outros lugares também têm... Mas o que me vale mesmo do Recife é aquilo que só ele possui. Bolo de rolo. Frevo. Rios e pontes tantas. Um caldeirão efervescente de cultura. Um carnaval daqueles, do qual nem sempre desfruto, mas acho lindo de ver e chamar de meu. Meu. Como o Recife. Dele. Como eu sou também.
É difícil saber por onde começar, porque há tanto que amo em minha terra. Do sotaque da minha gente aos meu conterrâneos notáveis. Tanta gente de cuca legal nasceu e viveu por aqui, que só posso me achar mesmo afortunada de andar pelas mesmas pedras que Chico Science, Lenine, Paulo Freire, Joaquim Cardozo, Manuel Bandeira, Clarice Lispector (nascida na Ucrânia, crescida no Recife, considerava-se daqui) e tantos outros. Me orgulha ser do mesmo canto que tantas mentes encantadas.
Há também um flerte meu com o Recife que é todo especial. Logo eu, toda encantada pela ideia de um dia conhecer a Itália, nasci numa cidade que atende pelo apelido de "Veneza Brasileira". É mesmo muita sorte.
Hoje é dia dele, que já é um senhor de 481 anos, cheio de histórias a contar e tantas outras ainda por escrever. Ele me encanta mesmo quando me irrita e não deixo ninguém falar mal dele, a menos que seja nascido aqui, como eu. Porque até as reclamações exalam amor. Quando penso no meu lugar, penso em cores, sol, mar, arte, coração aquecido, braços eternamente abertos e amor demais. É uma festa ser daqui. Eu - que sorte! - sou totalmente apaixonada pelo chão que piso. Recife é o meu maior amor em linha reta.


 12 de Março é aniversário de Olinda e Recife, cidades irmãs

Comentários

Postagens mais visitadas