O que seria eu, se não fosse o amigo, irmão?

@jogueiareguafora
Família, a gente ama sem escolher. Aquelas pessoas nos são dadas, como presente ou sina, sem que possamos contestar. A gente ama porque tem de amar, porque está junto todo dia, enfrenta boa parte dos mesmos perrengues. O amor vem natural, quase que incluso no pacote. Amores-parceiros, a gente também não escolhe. Isso porque antes do amor propriamente dito, vem a paixão. Pega a gente de surpresa. É equação química autossuficiente, que não pede licença para existir. Talvez esta seja uma das verdades mais clichês do mundo: a gente não escolhe por quem se apaixona. Mas e os amigos? Quem são essas pessoas escolhidas a dedo por nós, para amarmos? Que critérios usamos na escolha? Talvez nem percebamos o que nos leva a escolher, mas é bem verdade que temos essa autonomia. Escolhemos os amigos e eles nos escolhem. Plenitude da reciprocidade. As forças superiores se encarregam de colocar pessoas em nossas vidas, mas o acesso ao posto de amigo, nós concedemos conscientemente.
Amigos são aquelas pessoas que não têm a menor obrigação de aturar as suas piores fases, os seus piores dias, o seu mau humor, sua tristeza sem data para acabar, os seus silêncios, as suas crises. Mesmo assim, aturam. Amigos nos aguentam por escolha porque, de alguma forma, acreditam que os nossos melhores dias valem toda e qualquer pena dos dias ruins. Quando nada mais parece fazer sentido, são os amigos que nos trazem de volta para casa: nos devolvem a nós mesmos. Curativo para os arranhões que adquirimos ao cambalear pela estrada pedregosa da vida. Convite à razão, quando nos apartamos dela. Oceano para onde deságua em segurança o nosso rio de lágrimas, nos momentos em que chorar é inevitável. Cócegas na alma, quando precisamos muito sorrir, mas não conseguimos. Sustentação, quando nada mais nos segura.
Eu tive muita sorte com aqueles a quem escolhi para caminhar ao lado. Estou cercada de almas generosas, amorosas e de braços onde encontro um cuidado reconfortante. E de bom humor. E feitos que me enchem de orgulho. E conquistas que me inspiram todos os dias. E amor, muito amor. Mais do que julgo merecer. E não menos do que tenho para dar. Eu tenho o privilégio de não me perder de mim, porque ao meu lado caminham pessoas que me lembram constantemente o que eu sou, por quem eu sou e, acima de tudo, de que vale a pena ser.

- "Não fosse a turma, eu não seria." 

✨ Dia 20 de julho é o Dia do Amigo

Comentários

Postagens mais visitadas